Um demônio ou ainda, daimon ou daemon é originalmente um tipo de ser que a muito se distanciou, mesmo que ainda se assemelhe, aos gênios da mitologia árabe, pois ao longo dos anos a sua descrição mudou, e segundo a maior parte das religiões, que se dividem no mundo de forma maniqueísta, como judaico-cristão, é um ser intermediário entre o homem e Deus, tipicamente descritos como um espírito do Mal, embora originalmente a palavra demônio, criada pelos gregos, signifique a voz interior, ou o deus que vive dentro de nós e nos aconselha, mas também pode ser a fonte de ódio.
São espíritos da crença cristã, não havendo similar em religiões pagãs - existem em todas as formas e tamanhos e quase sempre querem fazer alguma coisa ruim. Deus, ao criá-los, estaria derrogando suas leis e contradizendo-se, tendo em vista ser sua criação igual e simples. Portanto os comumente conhecidos como demônios, seriam espíritos que vagam, em estágio estacionário de evolução, que se distanciaram, por livre escolha, dos princípios divinos da criação.
A seguir uma lista de demônios, incluindo ambos os demônios específicos (ex. Satã) e espécies de demônios (ex. súcubo), embora em alguns casos, um deus ou uma deusa de outra religião possa ser considerado um demônio em outra religião.
A
§ Agares
§ Amon
§ Asmodeus
§ Astaroth
§ Azazel
§ Anablian
B
§ Baal
§ Baphomet
§ Barbatos
§ Behemoth
§ Belial
§ Belzebu
§ Besta
§ Buer
§ Bune
C
§ Caim
§ Chemosh
§ Cimeries
D
§ Diabo
§ Dagon
E
F
§ Furfura
H
§ Haagenti
§ Halphas
I
§ Ifrit
§ Íncubo
§ Iblis
L
§ Lúcifer
§ Legião
§ Lilith
§ Lâmia
M
§ Mammon
§ Mara
§ Mastema
§ Moloch
N
§ Naamah
§ Naberius
O
§ Ose
P
§ Pazuzu
R
§ Rimmon
S
§ Samael
§ Súcubo
§ Stolas
U
X
§ Xaphan
Y
Z
§ Zepar



